top of page
Buscar
  • Foto do escritorNutri Ana Paula Porto

Alimentação equilibrada e glicemia controlada é possível mesmo com escapadelas?


Um mês após as festas, ceias, de final de ano, ainda ouço e leio relatos de pessoas traumatizadas com as experiências alimentares das festas, os revezes na glicemia e os medos e mitos na alimentação. Os parentes que não sabiam bem o que fazer, os amigos que, ou escondiam a sobremesa com açúcar, ou se constrangiam em não ter algo "diet". Teve aqueles que acham que só um pouquinho não faz mal e ofereceram de tudo e outros que acreditam que se comesse um pouco só e a pessoa ia "cair dura". Já passou por algo assim?

Me lembrei então da sessão "Hoje é festa - pág. 37" de um livro que há alguns anos atrás, antes de concluir a faculdade de nutrição, eu ganhei de presente da minha doce e querida amiga Paula Cristina Augusto da Costa nutricionista e colaboradora desse trabalho lindo: o livro "Comida que cuida 2 - O prazer na mesa e na vida de quem tem diabetes." que até hoje é meu livro favorito sobre diabetes, alimentação e convívio social. Ele trata de maneira objetiva, divertida e leve essa questão além de falar um pouco sobre quando se tem o diagnóstico, sobre encarar as coisas com otimismo e equilíbrio, além de informar sobre conceitos básicos essenciais sobre diabetes, hipoglicemia. Ah tem receitas super gostosas, práticas e com a indicação da quantidade de carboidratos por porção. O livro é uma iniciativa de educação em diabetes e é gratuito.

Livro "Comida que cuida 2 - O prazer na mesa e na vida de quem tem diabetes"

Então gostaria de recomendar o livro para quem tem diabetes, e para familiares, amigos, e também profissionais de saúde e educação que sintam algum interesse em aprender a lidar melhor com alimentação e DM, para ajudar, ou não atrapalhar, em situações cotidianas da alimentação de quem tem diabetes.

É só clicar na imagem, baixar e aproveitar.

Vale a pena ;-)

Sei que por mais que haja informações disponíveis na internet, quando elas se misturam ou se chocam às vezes parece uma tempestade de discursos que se desencontram ou conflitam com a realidade e embasamento científico quando o assunto é diabetes, alimentação, controle de glicemia. É fundamental saber separar o que são crenças, boas intenções, experiências pessoais e orientações com respaldo científico.

A linguagem do livro é bem tranquila, informal, mas os conceitos ensinados não são "achismos". Tenho satisfação em dizer que conheço pessoalmente e profissionalmente quase todos os colaboradores do livro e tenho muito respeito e orgulho do trabalho, responsabilidade, engajamento e ética de cada um.

E respondendo a pergunta antes mesmo de você conferir no livro... alimentação equilibrada e glicemia controlada é possível SIM mesmo com escapadelas! quando, além das preparações culinárias - do que se come, damos atenção para coisas como: quanto do alimento é adequado consumir para manter a glicemia ok; medir a glicemia antes da refeição e 2 horas depois para saber se é preciso corrigir a glicemia, e corrigir se necessário e possível, para evitar mal estar e desdobramentos; saber e fazer contagem de carboidratos que é uma ferramenta importantíssima para se ter mais variedade e autonomia alimentação e no controle da glicemia - Isso tanto no diabetes tipo 1 como no tipo 2 e gestacional.

Aprender sobre os alimentos que consumismos e como eles influenciam na glicemia é algo muito importante, possível e libertador.

Acredito e sei que é possível ter prazer e valorizar a alimentação, os aromas e sabores e os momentos em família e amigos de maneira ainda mais apurada quando se tem diabetes, porque até esse prazer é um cuidado.

Quem tem diabetes precisa conhecer e respeitar suas necessidades, tanto de verificar a glicemia e agir para fazer correção ou manutenção de glicemia, quanto de fome, saciedade e satisfação - prazer.

Lá na página 27 do livro "Comida que cuida 2" encontramos essa citação do Luis Fernando Veríssimo que parece uma brincadeira ou gozação mas na verdade ela é bem oportuna... e, por que não dizer, possível?

citação pág. 27 "Comida que cuida 2 - o prazer na mesa e na vida de quem tem diabetes"

Talvez, em alguns momento, a porção de alimentos de quem tem diabetes não seja do tamanho que os outros se servem mas se a atenção e satisfação for maior... será mais seguro e delicioso esse cuidado! ;-)

E você? qual a sua dificuldade com a alimentação e o diabetes?

Comente aqui por favor ;-)

Vamos falar mais disso.

Tenha uma excelente leitura.

Obrigada por estar aqui.

Abraços e até breve.

Com carinho, nutrição prática e saúde,

Ana Paula Porto

138 visualizações0 comentário
bottom of page